Set 2006 - Passeio a Piódão

Sábado, 30 Setembro, 8H da noite, ao telefone:
- Então gaja? Vens ou não? Olha que é muita giro. A malta que vai é 5 estrelas ….
- hummm … não sei Dulce, não conheço ninguém …
- Então tá decidido! Estou aí às 9H da manhã!!!

Domingo, 08:30H da madrugada – toca o telefone – É só pra dizer que está na hora …. Estou quase a chegar …. (Aiiiiii, não era só às nove? Tenho mesmo que sair da cama? A um Domingo????? Esta malta não dorme?) ….. 08:45H – A Dulce está à porta ….. (Ainda meia a cambalear, depois de ter dormido à pressa, arrasto-me para fora de casa).
- Dá pra um cafezito ????

9H da manhã – Campo Grande – Ainda se viam alguns madrugadores da noite a comer uns pregos na roulotte ….. A Green embarca no bólide negro – Háá … máquina infernal, papa kms, chegámos à área de serviço de Leiria (e nem dei conta) …… - Só um cafezito, pleaaaase …..
São 10:15H (hora a que eu ainda estaria a dar a volta para o outro lado) … toca o tlm
- Dulcinha, onde estás? (Era o SataN a controlar a logística do evento)
– Não te preocupes lindinho, estamos quase a chegar …
- Ahhhhh é que eu acordei agora…….

Entrámos de novo na nave espacial e, rumo à estação de Coimbra B, paragem combinada para ir buscar a Greennyees ao comboio (!!!??? …. Mas ela não vem aqui ?????). O SataN insistiu que nos iria buscar à entrada de Coimbra. Para quê, dizia a Dulce … eu sei muito bem o caminho …. Este gajo …… Liga outra vez o SataN – então Dulcinha? …. Oh gajo, não sejas stressado, estamos a chegar ……. Chegámos (a Coimbra) …. Vamos lá ligar ….
- Tou, SataN, estamos em frente do centro de saúde….
- Não sei onde é isso mas chego lá ! (????? Ele não é de Coimbra????)

Aparecem duas motos, passam do outro lado da avenida e …... desaparecem …… esperamos …..… aparecem outra vez (já descobriram o centro de saúde) ….. Isto é que são horas de chegar? Pergunta o SataN (Eram 11:05H), vamos lá, a malta está toda à espera …. A Dulce começou a deitar fumo ….. E eu pensava que era stressada, este gajo bate-me aos pontos. Finalmente Coimbra B, onde já estava um nº considerável de motos (desculpem não referir nomes mas não decorei todos). Cumprimentos, apresentações, beijinhos, olá, que saudades, a viagem foi boa? ….. Onde estão as Transalps? …..Áhhhh tá aqui uma!!!! …..Quem falta? Falta o pessoal que vem do Norte … esperamos ….. afinal estão atrasados…. Vão direitos à Aguieira … vamos andando !!!! (queria referir o entusiasmo da Green ao descobrir as vantagens do GPS – cortesia do SataN que não queria que as meninas se perdessem – a Dulce continuava a espumar – Este gajo pensa que eu me perco). Chegadas à estação de serviço da IP3, esperavam-nos mais três motos (mais uma vez não consigo lembrar os nomes – já descobriram uma das razões do meu nick) …. Cumprimentos, beijinhos, apresentações, beijinhos, fotos, quem falta? A malta do norte, esperamos, chegam logo a seguir, cumprimentos, beijinhos, vamos lá andar, estou com fome, está o resto do pessoal em Tábua à espera (ainda mais gente?)

Chegada a Tábua, largo da Câmara, os últimos aderentes ao passeio esperavam-nos. Cumprimentos, beijinhos, fotos (arrumação das motos em frente à Câmara), poses, estou com fome, vamos lá andar (de moto) …. 200m à frente o restaurante …. O bengaleiro abriu e ficou cheio de capacetes, blusões, sacos de depósito ….. afinal de carro dá jeito .. humm …hummm… Entrar, a mesa está preparada, era numa sala reservada, sentar, conversar, Óhh chefe, pode começar a servir …..

As hostilidades culinárias começaram pelas saladas, arroz de feijão, batatas fritas, carne, conversa, piadas, aquele rapaz magrinho não pára de comer, carne, bacalhau assado, carne, batatas fritas, carne, socorro já não posso ver mais comida à frente, venha mais carne, mais arroz, agora é só uma picanhazita para experimentarem (o fininho continuava a comer), já trago mais entremeada, mais conversa, carne, a salada não quis voltar, as batatas repetiram, estavam a gostar da malta … conversa, piadas, éhhh não traga mais comida ….. retiram as travessas – Então, interrompem a refeição? (diz o magrinho) - sobremesa, café, conversa “Vou mandar-te uma foto minha” … “Sim, manda que a minha mãe não acredita em abortos”…. Café, conversa, estou a rebentar, preciso apanhar ar, vamos lá pra fora … e agora? Vamos até ao Piódão?

Motos a trabalhar, lá vamos nós para a 2ª fase do passeio ….. direcção Piódão ….. visitas a aldeias rústicas, gente simpática … - Onde é a concentração de motos? … - Não amigo, é apenas um passeio de amigos ……afinal 16(?) motos é um acontecimento práquelas bandas … vamos primeiro à Fraga da Pena …. No cruzamento para a visita cultural, a Dulce pára, o SataN que vinha atrás pára, e… - Eu não vou, já conheço e como estou de saltos altos, não posso subir até lá ….. o resto do pessoal já tinha avançado estrada abaixo …… bem, se o destino é Piódão, vamos andando. - Ok, vamos lá ter.

Começou então a cruzada Trans-Alpes Portugueses. Iniciámos a subida, subimos, estrada mais ou menos, subimos, começaram as curvas, subimos, a estrada começou a degradar-se, curva, subimos, esta é íngreme, primeira, força na subida, é mesmo íngreme, estamos no topo do mundo, ….. aiii que a estrada vai acabar,…. vertigem, …..só se vê céuuuu…… vamos caaaaiiiiirrrr….. ufffff … afinal a estrada continua, a direito, valha-nos Deus, curva, a direito, mais curva, contracurva, paisagem à esquerda, mais curva, outro eSSe, olha em frente, curva, contracurva, à esquerda é vertigem, a estrada vai desaparecendo, curva, caminho, contracurva, estreito, onde é que está a estrada?, curva, direita, esquerda, afinal isto não acaba, quem é que dizia que eram só 20 Km, mais ou menos meia hora, é já ali ????, ……. estamos no Alentejo???? ……... Mais curvas, terra, estrada kaput, abateu tudo, lá em baixo …. Piódão…. Uff estamos a chegar …. Agora é descer, mas onde está a estrada ….. curva, lama, pedras, todo-o-terreno, descida, curva, vem aí um carrrrooooo, não cabemos, uff foi por um triz….

Piódão – Ai os meus meninos, não conseguem passar neste caminho…. Vão demorar a chegar …. Isto é perigoso, temos de os avisar …. Ainda algum se magoa…. A Dulce prepara o tlm … não tem tempo,…. o SataN liga! ….– Dulcinha, afinal não vamos aí acima …….??????

Óhhh raios, e nós preocupadíssimas com eles …. Sentadas na esplanada, decidimos voltar para Lisboa. Já se fazia tarde. O que vale é que a estrada do outro lado da serra é melhor …. Voltamos ao carro ….. Uppss, a estrada está cortada, desapareceu, abateu completamente, não se passa de um lado para o outro da aldeia. Entretanto descobrimos que ainda havia mercadoria no bengaleiro …… temos de fazer isto tudo outra vez???

A dama de ferro tomou uma decisão …. Para quem já fez isto uma vez, agora é canja….. e lá fomos. Primeira a fundo, subimos por um trilho a que chamam estrada, já nada metia medo à Dulce …. Curva, direito, contracurva, paisagem à direita (desta vez a vertigem mudou de posição), curva, contracurva, começámos a descer, curva, desce, a estrada decidiu aparecer, já se notava a existência de alcatrão, desce, entra numa estrada mais principal (para nós uma verdadeira auto-estrada), desce, curva, contracurva, direito, Coja à vista.

Liga o SataN …. Estamos a seguir aos bombeiros, à esquerda … nós também … onde?... não os vejo …. À esquerda a seguir aos bombeiros …. Sim estamos aqui no parque de estacionamento …. Nós também ….. onde estás que não te vejo ????? …..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe comentário